Dia: 30 de setembro de 2013

A Plataforma BMP – Billing Mediation Platform

BMP, nome criado a partir do próprio conceito de plataforma de mediação é a sigla para Billing Mediation Platform, é um sistema ou plataforma de Mediação de Dados desenvolvido a partir de uma parceria da HP e da ERICSSON através da EHPT. O BMP é um sistema versátil, que conta com seções ou módulos de coleta, formatação, processamento e distribuição de chamadas ou CDRs (Call Detail Record). É um sistema que processa chamadas baseado em arquivos de chamadas. Todas as chamadas de um arquivo coletado, passam por um conjunto de regras de formatação e filtragem que identificam as chamadas inválidas ou com algum problema, estas serão destinadas a diretórios de retenção ou sistemas de recuperação de chamadas. As chamadas que são consideradas válidas pelo conjunto de regras de filtragem passam, então por outro(s) conjunto(s) de regras de aplicáveis ao negócio e então poderão ser formatadas e enviadas para os sistemas de faturamento como o Kenan/ARBOR, BSCS, Interconect/SETTLER e os sistemas de CRM da companhia. Um conjunto de chamadas ainda pode seguir por outro fluxo, são as chamadas não faturáveis que dependem do negócio que está sendo analisado. Por exemplo, uma chamada sainte utilizando o CSP de outra operadora não pode ser cobrada do cliente da operadora de origem via sistema de Billing, porém a mesma chamada é considerada faturável pelo sistema de faturamento de Interconexão.

A Plataforma IntermediatE

O IntermediatE é um sistema de mediação moderno desenvolvido pela INTEC TELECOM SYSTEMS. O IntermediatE é um sistema flexível, modularizado, que pode ser facilmente configurado. É um sistema extremamente rápido e confiável, as regras de negócio são escritas em linguagem like-C, chamado de CGDC script. Esses scripts são pré-compilados e utilizados pelo sistema para processar as chamadas. Como se trata de objetos construídos a partir de linguagem C, já fica claro que performance é um dos grandes trunfos desse sistema. Ele processa os registros de Chamadas (CDRs ou UDRs) orientado por arquivos, isto é, pressupõe-se que os registros que serão processados se encontram em arquivos de dados. Os elementos que processam os registros chamam-se planos, nesses planos estão agrupados os scripts CGDC que aplicam as regras de formatação, padronização e filtragem que classificam as chamadas em válidas ou inválidas. As chamadas válidas seguem o fluxo de processamento, as inválidas ou com problemas de cadastro, são enviadas para o sistema de recuperação de chamadas do IntermediatE: EPS – Error Processing SubSystem; As chamadas que são consideradas válidas pelo conjunto de regras de filtragem passam, então por outro(s) conjunto(s) de regras aplicáveis ao negócio e então poderão ser formatadas e enviadas para os sistemas de faturamento como o Kenan/ARBOR, Interconect/Settler e os sistemas de BI, Fraude, Co-Billing, CRM, etc da companhia. Um conjunto de chamadas ainda pode seguir por outro fluxo, são as chamadas não faturáveis que dependem do negócio que está sendo analisado. Por exemplo, uma chamada sainte utilizando o CSP de outra operadora não pode ser cobrada do cliente da operadora de origem via sistema de Billing, porém a mesma chamada é considerada faturável pelo sistema de faturamento de Interconexão. Mas isso já é assunto para um outro artigo.

A Experiência da Nalkan Consulting com Sistemas de Mediação de Billing

A empresa presta consultoria na área de Mediação de Dados para Billing desde 1999, embora seus consultores já atuem na área há mais tempo. O contato com BMP se deu a partir de Setembro de 1999 em parceria com a HP, e com o IntermediatE em meados de 2005.

A empresa participou também da implementação do SOLT – Mediador da Unisys, ganhador do prêmio de melhor solução em Telecom no ano 2000, entregue pela ILOG.

Os consultores da Nalkan participaram, diretamente e através de parcerias, em projetos de design e modelagem, desenvolvimento, implantação e manutenção de Sistemas de Mediação de Dados para Billing em grandes empresas de Telecomunicações como:

 

* CTBC * CLARO
* EMBRATEL * TELEFONICA
* TELEMAR * VIVO
* BRT * GVT
* INTELIG * VESPER

Nalkan Consulting atuante na implantação da Portabilidade Numérica no Brasil

A empresa tem atuado de forma intensa na implantação do Projeto de Portabilidade Brasil junto aos seus clientes, prestando desde serviços de assessoria junto aos Grupos de Implementação da Portabilidade (GIP) e seus subgrupos de Trabalho (GTOP/GTSIS), assim como atuado no desenvolvimento das plataformas internas de comunicação entre a Entidade Administradora e os sistemas legados das operadoras de Telecom.

Os consultores da Nalkan atuaram como consultores técnicos, gerentes de projetos, arquitetos de solução, assessores para elaboração de RFPs para desenvolvimento de produtos/soluções de Portabilidade assim como a posterior assessoria na escolha dos fornecedores relativos a essas RFPs.

A Nalkan sente-se orgulhosa em participar da histórica implantação da Portabilidade no Brasil, que levará a níveis de competitividade nunca vistos antes no mercado de Telecomunições brasileiro e que demandou o esforço conjunto de centenas de profissionais da área para que esse evento pudesse ser realizado com o sucesso que vem obtendo até o momento.

Até a implantação total da Portabilidade, em março de 2009, ainda teremos muito trabalho pela frente e nossos clientes poderão contar com o conhecimento e expertise acumulados pela Nalkan ao longo de seus 10 anos no mercado de Telecom e desde o início da Portabilidade para obterem sempre os melhores resultados.

Nalkan Consulting © 2013 Frontier Theme